Paradisíaca praia de Tambaba

Se há um lugar no litoral da Paraíba (Nordeste do Brasil) para se guardar na memória, esse lugar é a praia de Tambaba, de águas verde-azuladas. Certamente não foi por acaso que praticantes do naturismo escolheram um trecho protegido dessa praia paradisíaca para se expor inteiramente ao sol.

Faixa de areia e rochas da Praia de Tambaba (Paraíba / Brasil) frequentada por banhistas em trajes de banho. Click: Giovani Santos

Tambaba foi a primeira praia do Brasil a oficializar o nudismo através de decreto municipal (1991) de forma organizada e com absoluta segurança. São 200 metros de faixa de areia protegida por falésias e com acesso por escada, onde os visitantes são orientados por vigias sobre os procedimentos adequados.

Pouco antes da entrada da área de nudismo há um belo trecho de praia onde a prática é proibida, destinado aos banhistas que preferem manter seus trajes de banho.

É importante atentar para as regras do local, pois é permitido o acesso no trecho de naturismo a casais, famílias, grupos de amigos e mulheres desacompanhadas. É vedada a entrada de grupos de homens ou homens desacompanhados de mulheres. Deve-se agir de forma natural e aconselha-se a levar filtro solar e cangas ou toalhas para sentar. Nesse trecho não é permitido entrar vestido, fotografar ou filmar outras pessoas sem autorização ou ainda adotar comportamento constrangedor.

Acesso à bela Praia de Tambaba (Paraíba / Brasil), local aberto à prática do naturismo. Click: Giovani Santos

Pelo segundo ano consecutivo, o portal UOL Viagens destaca uma praia paraibana como uma das vinte mais bonitas do Brasil: a praia de Tambaba, classificada como paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade.

Casa do Doce

A primeira impressão que se tem ao avistar a Casa do Doce, no sítio Tambaba (município de Conde, litoral sul da Paraíba), é que a qualquer instante podem surgir os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, da obra de Monteiro Lobato. Um balanço de corda feita com sisal – daquelas usadas em navios e bem mais resistentes que as de nylon – deixa o visitante ficar à vontade no amplo terreiro.

Um retrato com moldura na Casa do Doce, Sítio Tambaba (Paraíba / Brasil). Click: Giovani Santos

E na simplicidade da Casa do Doce, construída em pau-a-pique e enfeitada de chita estampada, é possível encontrar geleias, licores, cachaças artesanais e outros produtos feitos pelas famílias de moradores. Amanda Araujo é uma das jovens filhas de assentados que atendem na pequena loja. Ela também oferece aos visitantes água de coco amarelo, fruto conhecido por suas propriedades medicinais.

Doces produzidos com frutas regionais na Casa do Doce, sítio Tambaba (Paraíba / Brasil). Click: Giovani Santos

Serviço: A praia de Tambaba faz parte do município de Conde, vizinho a João Pessoa (PB/Brasil). Acesso por via asfaltada e sinalizada até o local de estacionamento. Também se pode optar por contratar um buggy com um dos 40 guias de turismo da cooperativa Cooperbuggy, o que facilita o acesso a mirantes, à Casa do Doce e diversas praias do litoral sul e do litoral norte da Paraíba. Reservas pelo facebook/cooperbuggy, telefone +55 83 98818-7568, ou pelos e-mails paulomenezes400@hotmail.com e marcosvalones@gmail.com.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Susana Branco disse:

    Olá! Que bom que você gostou do layout de nosso blog. Optamos pela plataforma WordPress porque, sob o nosso ponto de vista, é mais adequada à informação jornalística que pretendemos transmitir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *