Cultura em Tiradentes e São João del-Rei

O romantismo está presente na arquitetura colonial de Tiradentes, nas pedras irregulares que calçam as ruas largas, nos passeios de charrete, nas pousadas charmosas e nos seus moradores. 

Na janela de uma das casas históricas de Tiradentes, uma amostra do artesanato regional. Click: Giovani Santos

Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Tiradentes (MG / Brasil). Click: Giovani Santos

Situada no pé da Serra de São José, a bucólica cidade recebe eventos culturais de repercussão nacional, como a Mostra de Cinema Tiradentes, em janeiro; o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, em agosto e a Festa Literária, em setembro.  

Chafariz São José, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais (Brasil).

Os atrativos culturais de Tiradentes concentram-se em seu centro histórico, de onde partem passeios que podem incluir visitas a cachoeiras, prática de rapel e cavalgadas.

O passeio obrigatório é o de trem Maria Fumaça, que dura cerca de meia hora e vai até a cidade vizinha de São João del-Rei.  

Charretes convidam para um passeio diante da Igreja Matriz de Santo Antonio, em Tiradentes (MG / Brasil). Click: Giovani Santos

São Joao del-Rei 

A histórica São João del-Rei é um pouco mais agitada. Trata-se de uma das maiores cidades setecentistas de Minas Gerais que, no entanto, preserva um centro histórico com igrejas centenárias, nas quais o estilo arquitetônico dominante é o Barroco Mineiro, de fachadas simples, trabalho em ouro e esculturas internas. 

Casario colonial conduz à Igreja Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei (Minas Gerais / Brasil). Click: Giovani Santos

A igreja com mais detalhes na fachada e internamente é a Basílica Nossa Senhora do Pilar, construída em 1721. 

A cidade é também a terra onde nasceu e está enterrado o corpo de Tancredo Neves, o presidente eleito do Brasil que não chegou a tomar posse. Lá é possível conhecer o acervo de fotos e documentos no Memorial Presidente Tancredo Neves.

Ao fundo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais (Brasil). Click: Giovani Santos

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *