Fronteira Norte: Argentina e Chile

A beleza dos Andes é apresentada desde as cidades argentinas de Tilcara, Maimara e Purmamarca, de onde se parte pela Ruta Nacional 52 em direção à Susques, pouco antes da fronteira com o Chile, em Paso de Jama. 

A pequena Maimara e os Andes. Click: Giovani Santos

São belas as imagens dos vales e fendas nas rochas, dos picos e das paredes coloridas das imensas montanhas.

Em alguns horários, é possível observar os diversos tons de rocha nas Montanhas de Sete Colores, próximo a Purmamarca. 

A rodovia também apresenta a bela imagem de um imenso salar  – as Salinas Grandes de Jujuy.

Em busca de informações nas Salinas Grandes Jujuy. Click: Giovani Santos

É um convite para captar imagens diante de uma imensa lhama de sal e um cactus, comprar um artesanato feito pelos indígenas locais, ervas  para prevenir males da altitude ou simplesmente meditar. 

Na imensidão das Salinas Grandes Jujuy, Norte da Argentina.

Quatro quilômetros após Susques, província de Jujuy, há um último posto argentino, com uma única bomba de combustível, um hotel e restaurante.

Parada estratégica no posto de combustível, hotel e restaurante Pastos Chicos. Click: Giovani Santos
Pastos Chicos é um oásis na desértica região Norte da Argentina. Click: Susana Branco

Trata-se do Pastos Chicos Hotel & Restaurante, que inclui no cardápio um guisado de carne de lhama com arroz ou purê de batatas. Experimentamos essa iguaria e também um prato tradicional – peito de frango com creme de cogumelos. Estava ótimo e superou em muito nossas expectativas.

No entanto, o viajante deve atentar para o fato de que a digestão pode ficar comprometida quando se vence rapidamente a altitude. Susques fica a cerca de 3900 metros de altitude.  

Com um grupo de paulistas da cidade de Campinas. Click: Giovani Santos

Poucos quilômetros separam o restaurante Pastos Chicos da fronteira com o Chile, em Paso de Jama, a 4200 metros de altitude.  

Após passar pela aduana, segue-se um longo percurso pela Rota 27, no Chile, que atravessa a Reserva Nacional Los Flamencos. 

Serviço: Reservas no Pastos Chicos e outras informações podem ser obtidas em info@pastoschicos.com.ar ou pelo telefone 0387 15 4874 709. Fica na RN 52, Susques, Jujuy, Argentina.

A passagem na aduana envolve a apresentação dos documentos do piloto, garupa (se houver) e do veículo, que previamente deve ter sido coberto pelo seguro Soapex (obtido pela Internet para os dias correspondentes à passagem pelo Chile), seguida de vistoria do veículo e bagagem. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *