Clima de deserto e vida noturna agitada em San Pedro de Atacama

Encravada no deserto considerado o mais árido do mundo, San Pedro de Atacama tem um único posto de combustíveis e um comércio que pulsa forte. As belezas naturais do Deserto do Atacama, com uma área de 105 mil km quadrados, atraem turistas de todo o planeta para o povoado. 

Construída de pedra e adobe, com teto de madeira de chañar e algarrobo, em 1745, a Iglesia de San Pedro de Atacama é o atrativo arquitetônico mais importante do povoado. Click: Giovani Santos

Os atrativos começam nas ruas de terra, onde o pó assenta com uns poucos baldes de água. Há também a Igreja de San Pedro de Atacama na Plaza de Armas, construída em adobe nos séculos XVIII e XIX, o Museu Arqueológico Gustave Le Paige e a Casa Incaica.

No mercado de artesanato de San Pedro de Atacama, a cobertura protege do sol. Click: Giovani Santos

Exceto pelas lojas de souvenires, restaurantes e diversas agencias de turismo distribuídas pelas ruas sem calçamento, há pouco a ser feito durante o dia em San Pedro, mas nos arredores pode-se entreter por vários dias. 

Pedra e adobe nas construções de San Pedro de Atacama. Click: Giovani Santos

Restaurantes e bares tornam agitada a vida noturna de San Pedro de Atacama, quando a temperatura reduz bastante – é comum no deserto as baixas temperaturas à noite e o calor intenso durante o dia. 

Ruas de terra batida e bandeira do Chile tremulando em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de San Pedro de Atacama. Click: Giovani Santos

Dentre as maravilhas do deserto, há o Vale de La Luna e o Vale de La Muerte, localizados na Cordillera de La Sal; o Salar de Atacama, o maior depósito de sal do Chile; El Tatio; as Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti; o povoado de Toconao; a Laguna Cejar e vulcões como o Licancabur. 

O acesso a esses atrativos naturais é cobrado, mas devido às longas distâncias e dificuldade de localização, recomenda-se adquirir um tour. Os pacotes podem ser comprados com antecedência ou ao chegar à cidade e costumam incluir o transporte e o apoio de um guia de turismo. O ideal é reservar ao menos dois dias para conhecer as belezas do deserto. 

O biscatia – um roedor andino com rabo de esquilo e orelhas de coelho – cruzou nosso caminho no Deserto do Atacama. Click: Giovani Santos

Há alguns poucos hotéis, muitas pousadas e hostels na cidade. Sem reservas prévias, como em toda a viagem, nos hospedamos na Pousada Pangea em 18 de novembro de 2018, por apenas uma noite, pois estaria lotada nos dias seguintes. Nos transferimos na manhã seguinte para a Pousada e Hostel La Casa Del Sol Naciente, que disponibiliza quartos com banheiro privativo e cozinha coletiva na pousada e leitos com banheiros coletivos, cozinha e refeitório no hostel. Há estacionamento e espaço para motorhomes e barracas de camping.

Sol forte deixa tranquilas as ruas do povoado de San Pedro de Atacama. Click: Giovani Santos

Quem viaja por via aérea, desembarca em Santiago do Chile, a capital, e segue em voo doméstico à cidade de Calama para seguir, por rodovia pavimentada (170 quilômetros) em direção a San Pedro de Atacama.  

Igreja no povoado de Toconao, no Deserto do Atacama, a alguns quilômetros de San Pedro. Click: Giovani Santos

Serviço: A Pousada e Hostel La Casa Del Sol Naciente está localizada na Calle Tocopilla, 310, informações pelo telefone +56 9 84428726 ou site www.lacasadelsolnaciente.com Uma boa alternativa é acessar o site www.sanpedroatacama.com  onde podem ser feitas reservas de hotéis e pousadas em San Pedro, além de contratar guias turísticos especializados. 

Simplicidade nas moradias do povoado de Toconao, no Deserto do Atacama, Chile. Click: Giovani Santos

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *