O voo gracioso dos flamingos no Deserto do Atacama

A claridade chega a ofuscar a visão no Salar de Atacama, o maior depósito de sal do Chile e que integra o complexo Reserva Nacional dos Flamingos, com 320 mil hectares. Fica 62 km distante de San Pedro de Atacama e a 24 km do povoado de Toconao. 

Em busca de crustáceos, bandos de flamingos rosados conferem movimento às lagoas do Salar de Atacama. Click: Giovani Santos

Conhecemos Soncor, o sistema de lagoas localizadas no setor oriental do salar, numa tarde quente de novembro, após visitar as Lagunas Altiplânicas, a Laguna Cejar (de sal) e os Ojos del Salar

Em movimentos graciosos, flamingos alçam voo. Click: Giovani Santos

Em Soncor se distinguem dois sistemas lacustres, formados por águas provenientes dos Andes e que podem se unir no inverno: Puilar, mais próximo à Cordilheira dos Andes, composto por grandes lagoas, e o sistema que dá nome a Soncor e que une as lagoas Burro Muerto , Chaxas e Barros Negros. 

Bem rápido, o bando de flamingos ganha altitude. Click: Giovani Santos

Na superfície do salar observam-se crostas de sal, geradas pela acumulação de cristais produzidos pela evaporação de águas subterrâneas de intensa concentração salina. 

Emoldurados pelo Deserto do Atacama, flamingos sobrevoam as lagoas de sal. Click: Giovani Santos

A fauna inclui raposas, ratos e répteis endêmicos. No entanto, o destaque está nos graciosos flamingos que visitam e se reproduzem na reserva. São atraídos pelos pequenos crustáceos que habitam as lagoas do salar, as artêmias. Esses crustáceos é que conferem cor rosada às penas dos flamingos. 

Turistas maravilhados com o voo dos flamingos no Salar de Atacama. Click: Giovani Santos

Vivem três espécies de flamingos nessa região do Chile: o Andino (Phoenicoparrus Andinos), o Chileno (Phoenicopterus Chilensis) e o James (Phoenicoparrus Jamesi). 

Campanário junto à igreja na praça principal do povoado de Toconao, no Chile. Click: Giovani Santos

A comunidade de Toconao é habitada pelos Atacameños há cerca de 11 mil anos. O povoado Atacameño de Toconao situa-se a 138 km de Calama, a 2485 metros de altitude. 

Iglesia em Toconao, no Vale Escondido do Deserto do Atacama. Click: Giovani Santos

Serviço: O receptivo do Salar do Atacama fica numa construção feita com blocos de rochas vulcânicas (Liparita). Uma exposição apresenta o Salar, a escassa flora (Grama Salada, Cachiyuyos e outras espécies menores) e sua fauna. No receptivo se paga o ingresso e se pode usar os banheiros. Mas, se você estiver com sede, vai continuar, porque não há sinais de bebedouro ou água à venda no lugar. Por isso, é recomendável levar cantil ou garrafas de água aos passeios. Enfrentamos manhãs e noites frias (em pousadas e hotéis simples, mas aconchegantes) e calor extremo no meio dos dias. Aquilo sim é que é secura: as narinas sangram e o organismo pede água, muita água.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *