História, cultura e muito mais na capital do Uruguai

Montevidéu situa-se na costa sul do Uruguai, na margem nordeste do estuário do rio da Prata e estende-se por 67 km de costa. É a maior cidade do Uruguai, com uma população de 1,32 milhões de habitantes – cerca da terça parte da população do país.

O Porto de Montevideo opera 24 horas por dia e recebe navios de grande calado em seus terminais.

Os uruguaios são simpáticos e educados e uma boa opção é caminhar a pé pelas ruas e praças do centro da capital e tomar um aperitivo ou uma taça de vinho num de seus bares e restaurantes, seguir até o bem cuidado Porto de Montevidéu. O porto conta com o terminal marítimo de La Teja e o cais Maciel, que recebe grandes navios de cruzeiros e também os “Buquebus” destinado ao transporte de passageiros entre o Uruguai e a Argentina.

Na Plaza Independencia, em Montevidéu, preparativos do governo do presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, para receber o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, em dezembro de 2018. Click: Giovani Santos

Chegamos a Montevidéu (ou Montevideo, em espanhol) na noite de uma sexta-feira e, seguindo a indicação de um amigo motociclista brasileiro, buscamos um hotel no centro histórico da cidade, ou Cidade Velha. A boa acolhida no Hotel Palácio e as acomodações confortáveis e limpas do apartamento nos motivaram a estender a estadia para três noites. 

Vista do Porto de Montevidéu no Rio da Prata. Click: Giovani Santos

O vento gelado da manhã de sábado, 1º de dezembro, não nos impediu de circular pela cidade. Optamos por fazer um passeio no Bus Turístico que permite desembarques e embarques em alguns atrativos turísticos com bilhete único. Ônibus lotado, partimos da Plaza Independencia, junto à Puerta de La Ciudadela, a uma quadra do hotel. Um bom contato inicial com a cidade e seus moradores. 

A Puerta de La Ciudadela descortina a Plaza Independencia, no centro de Montevidéu. Click: Giovani Santos

No entorno da Cidade Velha, a Plaza Independencia é rodeada por pontos turísticos como  o Teatro Solis e o Palácio Salvo. Numa das extremidades da praça fica a Avenida 18 de Julho, com edifícios art deco, o Museu Gaúcho, o Palácio Municipal e, mais adiante, o Obelisco de Montevideo, o Parque Batlle e o Parque Prado.

Antiga sede do governo do Uruguai, o Palácio Estévez fica no centro histórico de Montevidéu e lá funciona o Museu Casa do Governo . Click: Giovani Santos

Ao longo da costa estão outros atrativos turísticos, como a Fortaleza del Cerro, a Rambla (avenida costeira), 13 quilômetros de praias e Punta Gorda.

O Palácio Salvo, à esquerda do monumento na Plaza Independência, em Montevidéu. Click: Giovani Santos

Montevideo sediou a primeira Copa do Mundo de Futebol realizada pela FIFA, em 1930. O Estádio Centenário recebeu dez jogos do Mundial, incluindo a partida final entre Uruguai e Argentina, vencida pelo Uruguai por 4 a 2. Também recebeu jogos da Copa América de 1942, 1956, 1967 e 1995 – todas vencidas pelo Uruguai.

Famoso Estádio Centenário recebeu dez jogos da Copa do Mundo de 1930. Click: Giovani Santos

Serviço: A partir de Rosario, na Argentina, o melhor trajeto por via terrestre para chegar a Montevideo, no Uruguai, passa pelas cidades argentinas de Gualeguay e Gualeguaychú (Rutas 174, 11 e 16 – AR), faz a travessia do rio Uruguay pela ponte Libertador San Martin e chega em Fray Bentos, onde fica a aduana. De Fray Bentos, já no Uruguai, parte-se pela Ruta 2 para Mercedes e, depois, pela Ruta 12, que atravessa várias pequenas cidades em direção à sudeste, como Palmitas, Egaña, Santa Catalina, Cardona, Ismael Cortinas, Santa Lucia e Canelones, até chegar a Montevideo, às margens do estuário do rio da Prata, no Atlântico Sul.

No Mercado Agrícola, em Montevidéu, pode-se apreciar diversos tipos de cerveja, fazer um lanche ou mesmo uma boa refeição. Click: Giovani Santos

Hotel: Palácio (Bartolomé Mitre, 1364, esquina com Peatonal Sarandí; www.hotelpalacio.com.uy). 

Ônibus: Os ônibus de turismo de dois andares – hop on, hop off – circulam diariamente por Montevideo (bilhete a 689 pesos uruguaios, disponível em quiosques na Plaza Independencia e no Mercado do Porto).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *